O Colégio Montessori Oost de Amsterdam foi projetado por Hertzberger na década de 1990, e inaugurado no final de 1999. Herman Hertzberger recebeu, por essa obra, a premiação School Buildings 2000. O conceito Montessori foi traduzido em arquitetura mais uma vez. O cuidado com a forma e os conceitos predominantes desde o início do seu trabalho, somado a experiência acumulada ao longo de largos anos fica explícito no Montessori Oost.
Esse colégio abriga cerca de 1200 a 1600 alunos com idade entre 12 e 18 anos, de cerca de 56 nacionalidades, que às vezes mal falam o holandês. De acordo com o arquiteto, essa razão já é suficiente para que o projeto não desse a sensação de um labirinto. O ideal é que os alunos se identifiquem com a "sua escola", um ambiente escolar deve ser convidativo para que os alunos possam se sentir em casa, em ambientes onde podem se reunir ou brincar a vontade.
A necessidade de apoiar a integração social entre alunos inspirou o arquiteto a criar uma estrutura que está tão longe quanto possível da ideia de detenção, como nas instalações da escola tradicional. Aqui, mais uma vez, ele deu ênfase às áreas comuns, concebidas como um verdadeiro espaço urbano. A escola se torna assim uma verdadeira “cidade em miniatura”, onde as circulações se tornam pequenas ruas da área central.
O edifício, com cerca de cem metros de comprimento, é constituído por dois corpos retangulares com um forte desenvolvimento longitudinal, que se cruzam criando o grande salão central. O arquiteto optou por não compartimentar a área coletiva com corredores internos, criando então um espaço aberto, onde a interação social é facilitada e incentivada. Pelo mesmo motivo, não foram usadas portas nas salas de aula.
Dessa forma, as salas estão localizadas na periferia do edifício, sendo servidas por galerias laterais que são conectadas às escadas externas. Essas galerias protegidas por vidro são saídas de emergência e contribuem também para o controle da insolação. Dois grandes painéis foram criados nas fachadas laterais para esconder as escadas externas.
Os pisos estão desalinhados em meios-níveis, o que quebra a extensão, diminui a distância entre os pavimentos e torna mais fácil a comunicação entre os diferentes componentes da organização da escola. O desnível gerou a construção de pontes entre um nível e outro, criando várias rotas possíveis em vez de uma escadaria central no grande átrio. Circulação e links visuais são constantes no projeto.
Mais uma vez as escadas entre os quatro níveis, com degraus largos, assumem a função secundária de assentos informais, o que é comum nos projetos desse arquiteto. Esses locais, além de se configurarem como pontos de encontro, podem também abrigar aulas ou atividades diversas.
Em cada andar há uma ampla galeria com vista para o corredor comum que dá acesso aos locais diferentes. Nas sacadas voltadas para o interior existem mesas formando sete estações de trabalho individuais. Essa via de tráfego interno estende-se por todo o edifício. Banheiros, cafés e outras instalações de uso coletivo situam-se fora desse caminho, mas têm fácil acesso.
A cor é utilizada para promover a idéia de um ambiente menos institucional, mais livre: vermelho domina o salão central, enquanto pilares são pintados de amarelo, rosa e azul.
Herman Hertzberger declarou sobre esse colégio:
"Eu acredito que este edifício representa a minha maior conquista social, com a exceção talvez de De Drie Hoven e Vrendenbug em Utrecht. Mais uma vez fomos capazes de demonstrar que os problemas sociais podem ser abordados – embora não necessariamente resolvidos – com a utilização de recursos espaciais e conhecimentos arquitetônicos."
Herman Hertzberger - Edifícios escolares.
Oi Polyanna, precisava de umas imagens desse projeto e gostaria de saber se você pode me ajudar.
ResponderExcluirachei super legal!
ResponderExcluirPolyana adorei o projeto e o site, ótimo trabalho,gostaria de saber sobre divisão interna dos ambientes você sabe onde eu acharia?
ResponderExcluirOs projetos desse arquiteto são sempre maravilhosos, adorei! Parabéns pelo site. Mas tenho uma duvida, com relação a acessibilidade de cadeirantes, nesta escola há algo que facilite essa locomoção?
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